Coordenação: Elizabeth Carneiro e Raquel Nogueira

Curso 2 em 1 de Psicoterapia para Dependências Químicas e Comportamentais: aprenda como abordar a família e o paciente na Espaço Clif 

 

Muito tem se falado das novas abordagens terapêuticas para o tratamentos das dependências  químicas e comportamentais. Para um exercício profissional eficaz , faz-se necessária a construção de um amplo repertório técnico do terapeuta. Cada paciente é singular, cada momento dele no percurso da recuperação merece uma atuação técnica distinta. É o profissional quem precisa se adequar às necessidades e ao momento de cada paciente, ao invés de abordá-lo com restrições técnicas por uma formação incompleta. 

Pensando nisso, a Espaco Clif criou um curso inovador na integração das técnicas mais atualizadas para a intervenção de uma patologia complexa, que necessita tanto de múltiplos recursos para o indivíduo dependente, como para seu sistema familiar. 

 

O curso é pioneiro no ensino concomitante da abordagem da família adictiva e das novas técnicas psicoterápicas individuais e de grupo para compulsões, se configurando como um curso 2 em 1. 

Indicamos que os alunos frequentem o módulo de família e o módulo de cuidados ao paciente identificado, mas caso não haja interesse em fazer algum deles, é possível fazer a escolha por apenas um.

O objetivo do curso é abordar, de maneira profunda, tudo o que há de novidades em psicoterapia para as dependências químicas e comportamentais, integrando teoria, vivência, discussão de casos. 

Aprenda com Elizabeth Carneiro e Raquel Nogueira com a qualidade chancelada da Espaco Clif. As professoras tem mais de 20 anos de experiência na área das dependências e estão à frente de trabalhos técnicos na Clif, a única clínica no Brasil com selo de qualidade. 

Os encontros serão mensais, às sextas-feiras, das 9h às 18h, com 1 hora de almoço. 

 

9:00h às 13:00h - As novas ondas de psicoterapia para dependentes químicos e comportamentais 

13:00h às 14:00h - Almoço 

14:00h às 18:00h - Abordagens familiares nas dependências químicas e comportamentais 

CONHEÇA ALGUNS TEMAS

1. Teoria geral dos sistemas e o funcionamento da família adictiva; 

2. Expressão relacional do sistema adoecido;

3. Diagnóstico sistêmico e intervenção na prática clínica;

4. A família aditiva e o ciclo vital : a construção do casal, o nascimento dos filhos, a construção da dupla parental; filhos adolescentes; o envelhecimento; 

5. Resiliência familiar e seus marcadores; 

6. Novas ferramentas para o sistema familiar adictivo: Liderança compassiva, comunicação não violenta e psicologia positiva. 

1. Mindfulness como recurso para saúde mental; 

2. Mindfulness destinado à prevenção de recaídas nas adições; 

3. Terapia de aceitação e compromisso; 

4. Pilares da auto-compaixão; 

5. Terapia Dialética Comportamental para obtenção de regulação emocional.
  
6. Entrevista motivacional como melhor abordagem para pacientes paralisados ou estagnados em processos de mudança necessários nas adições.