CURSO ADIÇÃO, DEPENDÊNCIA, 
COMPULSÃO E IMPULSIVIDADE

CURSO ADIÇÃO, DEPENDÊNCIA, 
COMPULSÃO E IMPULSIVIDADE

Aulas teórico-práticas e casos clínicos com supervisão.

- ANALICE GIGLIOTTI

Médica Psiquiatra, Chefe do Setor de Dependência Química e Outros Transtornos do Impulso da Santa Casa da Misericórdia - RJ, Especialista em Dependência Química e Mestre em Psiquiatria pela UNIFESP, membro da Comissão de Dependência Química da ABP, membro do Conselho Consultivo da ABEAD e membro do Comitée Global da Society for Research on Nicotine and Tobacco. Professora do Curso de Pós-Graduação em Psiquiatria da PUC-RJ.

- ANA CAROLINA ROBBE MATHIAS

Mestrado em Saúde Mental e especialização em atendimento a usuários de álcool e drogas pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ . Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeito. Atualmente é psicóloga - Consultório particular - e supervisora do Programa de estudos e assistência ao uso indevido de álcool e drogas do IPUB/UFRJ. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo-Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: álcool e drogas, entrevista motivacional, jogo patológico e prevenção de recaída.


- BERNARD RANGÉ
Psicólogo clínico, doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, ativo e respeitado psicólogo clínico, pesquisador e autor de importantes livros e artigos sobre Terapia Cognitiva e Cognitivo-Comportamental. Fundador da ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental) e pioneiro da Terapia Cognitiva e Cognitivo-Comportamental no Brasil, o Dr Rangé é também conhecido conferencista em eventos nacionais e internacionais da área. 


- ELIZABETH CARNEIRO

Psicóloga supervisora do Setor de Dependência Química e Outros Transtornos do Impulso da Santa Casa da Misericórdia - RJ, Especialista em Dependência Química pela UNIAD/UNIFESP, doutoranda em dependência química pela UNIFESP, Treinadora de Entrevista Motivacional pela Universidade do Novo México - EUA e Especialista em Psicoterapia Breve e Terapia Familiar Sistêmica.


- FÁBIO BARBIRATO

Médico Psiquiatra pela UFRJ, Psiquiatra Titulado pela ABP/CFM. Doutorando em Pediatria pela USP com ênfase em problemas de Atenção e Aprendizagem. Chefe da Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Geral da Santa Casa RJ. Coordenador e Professor do Curso de Atualização em Psiquiatria da Infância e  Adolescência do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa RJ. Professor da Pós-Graduação em Psiquiatria e Neuropsicologia pela PUC-RJ.


- FÁTIMA VASCONCELOS

Chefe do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa - RJ. Ex-Presidente da APERJ e Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP. Professora de Psiquiatria da Escola de Pós-Graduação de Medicina da PUC-RJ.

 

- FRANCISCO INÁCIO BASTOS
Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Saúde Coletiva pela UERJ e doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com estágios de pós-doutorado na Alemanha, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos. Atualmente é pesquisador titular do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LIS/Icict) e foi pesquisador visitante honorário do Colégio Imperial de Londres, Reino Unido. Desenvolve pesquisas voltadas especialmente para a epidemiologia e prevenção do abuso de drogas e do HIV/AIDS.

- GABRIEL LANDSBERG

Médico Psiquiatra especialista em Dependência Química pela UNIAD-UNIFESP. Supervisor do setor de Dependência Química e outros Transtornos do Impulso da Santa Casa de Misericórdia - RJ e cursando Mestrado Internacional - FGV/ISCTE em Gestão de Serviços de Saúde.


- MARCELO CRUZ

Mestre e doutor em Psiquiatria pela UFRJ, professor colaborador dos programas de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental e de Mestrado Profissional da UFRJ, coordenador do Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas - PROJAD.

- OSVALDO SAIDE

Livre-Docente e professor. Associado de Psiquiatria da UERJ. Coordenador do PROEX-AD (Programa de Extensão em álcool/drogas - Hospital Universitário Pedro Ernesto) e Coordenador do Curso de Especialização em Psiquiatria da UERJ.

- PAULA JOHNS

Socióloga e Mestre em Inglês e Estudos do Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Roskilde, Dinamarca. Co-fundadora e diretora da ACT Promoção da Saúde, antiga Aliança de Controle do Tabagismo (www.actbr.org.br). Membro do Conselho da NCD Alliance, do GAPA - Global Alcohol Policy Alliance e da Fundação Interamericana do Coração. Paula também é empreendedora social Ashoka e Conselheira Nacional de Saúde.

- RAUL CAETANO | PROFESSOR CONVIDADO INTERNACIONAL
Raul Caetano é médico psiquiatra. Atualmente é decano regional e professor de Epidemiologia na Escola de Saúde Pública da Universidade do Texas, decano e professor de Ciências de Saúde e Psiquiatria na Escola de Profissões de Saúde do Centro Médico do Sudoeste da Universidade do Texas.

- SABRINA PRESMAN

Psicóloga, Especialista em Dependência Química pela UNIAD/UNIFESP, Ex-Coordenadora do Programa de Controle de Tabagismo do município e Estado do RJ, Presidente da ABEAD, Membro do Conselho Consultivo da Aliança de Controle de Tabaco, Especialista em Psicoterapia Breve e cursando Mestrado Internacional - FGV/ISCTE em Gestão de Serviços de Saúde.

- VILMA APARECIDA

Psiquiatra, doutora em Psicofarmacologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora de Pós-Graduação da UNIAD da Universidade Federal de São Paulo e professora titular na área de Farmacologia e Terapêutica da Dependência Química no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal Fluminense.

- VITOR FRIARY

Professor avançado em Mindfulness-based Cognitive Therapy pela Center for Mindfulness da Universidade da Califórnia - San Diego e treinado pelo Oxford Mindfulness Center da Universidade de Oxford. Formação em Psicologia (Middlesex University) e Mestre em Terapia Cognitiva Comportamental (London Metropolitan University - Inglaterra).

Coordenação Geral|Analice Gigliotti
Supervisão|Angela Guimarães e Thaís Simões 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Pensamentos, recompensas e sequestros no entendimento das adições


- Panorama geral das drogas no Brasil


- Avaliação inicial do dependente


- Classificação das drogas


- Comorbidades


- Transtornos aditivos/ Compulsões (jogo, compra, impulso sexual excessivo, amor patológico e transtorno de compulsão alimentar periódico)


- Tabagismo (prevenção, tratamento e políticas públicas)


- Alcoolismo (prevenção, tratamento e políticas públicas)


- Transtorno por uso de Cannabis (tratamento e políticas públicas)


- Transtorno por uso de cocaína


- Populações Especiais (adolescentes, mulheres, populações de rua, 3ª idade e diversidade sexual)


- Redução de danos


- Psicoterapias nas adições
     + Entrevista Motivacional
     + TCC – Treinamento de Habilidades Sociais
     + Prevenção de recaída baseada em Mindfulness
     + Terapia Dialética Comportamental
     + Terapia Familiar na Dependência Química
     + Grupo de Mútua Ajuda
     + Reinserção Social
     + Gerenciamento de Casos


- Organização de Serviços em Dependência Química


- Políticas Públicas

INFORMAÇÕES

Início do Curso: 14 de abril de 2018, com duração de 21 meses.
Todas as sextas-feiras as aulas serão das 14 horas ás 17:30 horas e aos sábados, das
9 horas às 17 horas, sendo que nos sábados teremos 1 hora e meia de almoço.

OBS: As aulas ocorrerão na terceira ou quarta semana dos meses.

Após 15 meses de aulas teóricas, iniciaremos 6 meses de aulas práticas supervisionadas, com atendimento de pacientes e supervisão.

SEXTAS-FEIRAS
- Como eu faço/ Como eu trato
- Laboratório de ideias

- Discussão de casos clínicos

- Workshop

SÁBADOS

- Aulas teóricas

INVESTIMENTO
Matrícula efetuada até MARÇO/ 2018 - R$50,00

Mensalidade (será paga sempre em dia de curso, em espécie ou cheque) - R$490,00

PÚBLICO-ALVO
Profissionais Graduados interessados em Dependência Química.

LOCAL
Serviço de Psiquiatria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

Entrevistas de Seleção
Entre em contato e agende a sua! (Ligar entre 13:30 e 19:30)
96410.1783

 
 
 
A Prática Clínica baseada em evidência.